top of page

PRESERVANDO A ÁGUA DE REUSO


A água de reúso normalmente contém uma pequena quantidade de impurezas que podem acarretar em desenvolvimento microbiológico, provocando contaminação, gerando mau cheiro ou em um estágio mais avançado, formação de limo e algas. A água de reuso coletada do enxágue da máquina de lavar contém amaciante, que pode agir como nutriente microbiológico, favorecendo o crescimento de limo e bactérias. Já a água de chuva pode arrastar pequenas quantidades de fezes de pássaros acumuladas nos telhados


Felizmente estes problemas não são críticos para uma água a ser utilizada para lavagem de pátios, pisos e descargas, não devendo ser usada para lavar alimentos, beber, tomar banho ou fornecer para animais O controle deste tipo de contaminante é facilmente realizado com o uso de cloro. Particularmente recomendo o uso de Hipoclorito de sódio, conhecido popularmente como Cândida, Água Sanitária, Kiboa, entre outros nomes. O Hipoclorito de Sódio é encontrado em qualquer supermercado, bastando uma dosagem de 50 mL do produto para preservar 100 litros de água armazenada na WaterBox por um período de aproximadamente 1 mês.

Outra alternativa são as pastilhas de cloro (hipoclorito de cálcio) encontradas em casas de materias para piscina. Basta seguir as recomendações de uso contidas no rótulo do produto com as instruções de dosagem para piscinas e aplicar mesma proporção para preservar a água contida no WaterBox.


O WaterBox é um tanque hermético, não havendo por tanto a necessidade de dosagens de cloro frequentes, basta dosar logo após ou antes de coletar da água de reuso e a água coletada poderá permanecer armazenada por 1 mês.


Eduardo Ruscalleda, colaborador da Waterbox


Químico e Gestor Ambiental com experiência de 25 anos na área de tratamento de águas.


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page