top of page

Dicas para a higienização de frutas e verduras

Preocupados com a saúde dos nossos clientes, nós, da Waterbox, resolvemos reproduzir uma matéria do DICAS VERDES com dicas sobre como higienizar suas frutas e verduras!

Para além disso, que tal transferir a água da bacia na qual você deixa os vegetais de molho para o waterbox da cozinha? Dessa maneira, essa água pode ser utilizada para enxaguar a louça ou para limpar o piso da cozinha!

Confira algumas dicas:

Como Higienizar os Alimentos? Mitos e Verdades

1 – É mito dizer que os microrganismos contidos nas frutas verduras são eliminados quando elas são colocadas de molho em vinagre. O vinagre não é suficiente para acabar com as bactérias vindas nos alimentos. É preciso substituí-lo por cloro. Ele é o mais recomendado inclusive (acredite) pelo Ministério da Saúde. Esse mito é bem antigo e ainda é muito utilizado, mesmo não sendo eficaz ele ainda reduz significativamente a contaminação, mas o cloro ainda é o melhor produtos para limpeza do seu alimento.

2 – É também um mito dizer que colocar o alimento para lavar numa bacia com água tira a sujeira! Na verdade se você não deixá-lo de molho em uma solução com algumas partes de cloro e mais algumas de água, de nada adiantará o banho que você de nos seus alimentos. Pense bem. Já imaginou tomar banho e não utilizar o sabonete? É a mesma coisa com as frutas e legumes quando não se utilizar o cloro. Para se limpar qualquer alimento, não arrisque, utilize água corrente.

Após desvendarmos alguns mitos, veja agora, como é fácil a higienização dos alimentos:

Higienização de Verdade

Assim que chegar da feira ou do supermercado, o primeiro passo é tirar as partes danificadas ou não comestíveis da verdura e legumes, logos após isso, lavem bem com água corretes. Após isso retire toda a sujeira física visível que puder. Em seguida, misture para cada litro de água potável uma colher de sopa de água sanitária sem cheiro, sem corante e sem detergente. Acrescente os vegetais e legumes nessa solução de cloro, ficando atento para nenhuma parte do alimento ficar de fora e espere por 20 minutos para escorrer. Depois desse procedimento, o alimento pode ser guardado nageladeira ou consumido imediatamente.

É claro que essa limpeza é sempre superficial e não retira os agrotóxicos que estão enraizados no alimento, mas se você quiser realmente tomar conta de toda a cadeia de produção do seu alimento, uma ideia é construir a sua própria horta e produzir os seus alimentos de forma orgânica e totalmente natural. Certamente você irá notar a diferença no gosto pois é quase inimaginável o gosto de uma alimento orgânico para um produzido em larga escala.

FONTE: http://www.dicasverdes.com/2014/09/voce-sabe-como-higienizar-frutas-e-legumes-em-casa/


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page