top of page

Crise hídrica gera saídas criativas para o reaproveitamento de água

Preocupação com a falta d'água gera conscientização na população: veja algumas dicas de como reaproveitar água dentro e fora de casa!

O Sudeste brasileiro vive hoje a pior crise hídrica da nossa história. A falta d'água, que começou em São Paulo e se tornou conhecida pelas consequências que trouxe para o Estado, está se alastrando e já afeta o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Por outro lado, é interessante notar que esse quadro crítico da falta d'água serviu como trampolim criativo para a busca por medidas inovadoras para reaproveitar água e atribuir-lhe novos usos.

Pensando nisso, a Waterbox desenvolveu mini cisternas verticais para armazenamento e reaproveitamento de água da chuva, potável ou de reuso em espaços reduzidos. Confira abaixo algumas dicas de como driblar a crise hídrica e reaproveitar água:

1. REUTILIZE A ÁGUA DO ENXAGUE DA SUA MÁQUINA DE LAVAR

Se instalada na sua lavanderia, próximo à máquina de lavar, a Waterbox pode estocar a água do primeiro enxague para dar descarga e lavar o q

uintal, enquanto a do segundo (que é super limpinha, só contém um pouco de amaciante) pode ser destinada à lavagem de outra leva de roupas ou higienização dos pisos frios, banheiros, cozinha, paredes, garagem, quintal, calçada... as possibilidades são múltiplas, dependem somente da sua necessidade e criatividade! 2. DE GOTA EM GOTA, SEU AR CONDICIONADO DESPERDIÇA... MUITO!

Hoje em dia, muitas casas e quase que a totalidade das grandes empresas e escritórios possuem sistema de ar-condicionado. À primeira vista, o desperdício gerado pelo gotejamento desses aparelhos parece ínfimo, mas locais que possuem mais de um sistema podem desperdiçar até 50 litros de água por dia. Caso essa água seja armazenada, além de acabar com o incômodo do gotejamento e de ter o solo constantemente úmido, a água dos ares condicionados também pode ser utilizada para outras funções.

3. SEU CHUVEIRO É À GÁS? NÃO JOGUE FORA A ÁGUA FRIA!

É de cortar o coração pensar que, em casas cujo aquecimento d’água do banho é à gás, as pessoas demoram pelo menos 3 minutos até entrarem debaixo do chuveiro, o que significa que pelo menos 25 litros de água LIMPA fora

m embora pelo ralo. Imagine numa casa de 4 pessoas, então: são 100 litros desperdiçados por dia, 3.000 por mês e 36.000 em um ano! É muita coisa. Essa água é totalmente limpa, pode ser armazenada e utilizada para lavar o rosto, escovar os dentes, lavar os pés ou dar descarga no vaso sanitário.

4. LAVE FRUTAS E VERDURAS EM UMA BACIA

Calcula-se que, para a lavagem de um pé de alface, uma pessoa utilize entre 10 a 15 litros d'água. Caso isso seja feito sobre uma bacia, a água de lavagem de frutas e legumes também pode ser armazenada, para em seguida ser (re)utilizada na lavagem da pia, na higienização dos azulejos da cozinha ou para passar um pano na mesa onde sua família se alimenta e chão de toda casa, por exemplo.

5. CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA

Embora estejamos passando por um período de poucas chuvas, a água pluvial é um recurso limpo e gratuito que pode - e deve! - ser reaproveitado. Sua captação é bastante simples (basta conectar um ou mais reservatórios à calha do seu telhado) e a água reaproveitada, em vez de ser inutilizada, pode servir para a lavagem do carro, do quintal ou até mesmo rega de plantas. É uma excelente maneira de aproveitar o que a natureza nos dá!

E você, conhece e utiliza mais alguma medida para reaproveitamento de água? Se sim, não esqueça de propagar para seus amigos e conhecidos... pequenas mudanças de hábito, se feitas em grande escala, podem ajudar muito!


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page