top of page

Água: uma moeda de troca


O ser humano necessidade diariamente de 3 litros de água para consumo em média. Porém nosso consumo de água total está bem acima dessa quantidade. Apenas para o nosso dia a dia, usamos água para tomar banho, lavar louça, nas descargas de banheiro e limpeza de nossas residências. Este consumo de água podemos considerar como sendo o consumo de água direto.

Porém o que não enxergamos, e normalmente temos maior dificuldade em mensurar, é o consumo de águaindireto. O consumo de água indireto é referente a quantidade de água utilizada para produção de tudo o que consumimos. Como exemplo, para a fabricação de um computador são utilizados diferentes componentes, e estes componentes utilizam água em seus processos de fabricação, bem como tudo o que nos rodeia.

Todos os produtos podem ser qualificados em relação a quantidade de água utilizada em sua fabricação, atualmente está em moda o termo "Pegada Hídrica" ou "Pegada da Água", sendo o exemplo mais corriqueiro e utilizado atualmente, a quantidade de água utilizada para fabricação, produção ou cultivo de alimentos.

A Pegada Hídrica por definição é o impacto ambiental gerado pela produção de um determinado produto, do ponto de vista do uso de água em toda sua cadeia de produção.

Alguns dados para fazer você pensar antes de consumir algum alimento:

  • 2500 litros de água para a produção de cada Hamburger com duas carnes, de uma rede famosa de Fast Food

  • 518 litros de água são consumidos direta e indiretamente para a produção de apenas 1 litro de refrigerante

  • 1040 litros de água são consumidos para que seja produzido 1 quilograma de batata frita

Basicamente o problema está sempre no que não enxergamos, pois o consumo indireto é muito superior ao consumo direto de água. Por tanto, se pretendemos obter mudanças significativas do ponto de vista do consumo de água em nossas vidas, precisamos repensar nosso estilo de vida como um todo.


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page